Inclusão e acessibilidade estão cada vez mais presentes na realidade das empresas, e a escrita em Braille é uma importante ferramenta para diminuir a dificuldade no cotidiano dos deficientes visuais.
Entenda o que é a tradução em braille, os benefícios desse serviço e como a Aliança Traduções pode ser a parceira que você busca para esse trabalho.
O que é o braille?
Braille é um sistema mundial de escrita e leitura tátil utilizado por pessoas cegas ou com visão baixa.
Esse sistema tem como base 63 símbolos em relevo, que representam letras, números e sinais de pontuação. Cada combinação é formada por seis pontos, dispostos em duas colunas de três. A leitura é feita da esquerda para a direita, com o toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
Com a evolução e a popularização do braille, algumas adaptações se tornaram necessárias para que grafias específicas, como para os setores de informática, química, matemática e música, fossem criadas.
Como é a escrita em braille?
A escrita em braille requer bastante técnica. Para ela são utilizados dois instrumentos: o reglete e a punção.
O reglete é uma placa de metal com pequenos orifícios, na qual deve ser colocado o papel. As marcações são feitas da direita para a esquerda, levemente, com o punção – uma espécie de agulha com a ponta arredondada.
A ideia não é furar o papel e sim marcá-lo. Ao final, deve-se virar a folha para a leitura.
Atualmente, existem máquinas de escrever especiais para a produção de textos em braille e computadores que, através de um comando de voz, conseguem adaptar a fala para o braille.
O que é a tradução em braille?
Desde o surgimento do braille, a vida dos deficientes visuais se tornou mais fácil, permitindo que eles fossem alfabetizados e tivessem acesso a livros e outros documentos.
A tradução em braille permite que documentos escritos de forma padrão, como livros, contratos, apostilas, provas, certificados, entre outros, sejam adaptados ao braille, e vice-versa.
Para que serve a tradução em braille?
A tradução em braille é de extrema importância para que pessoas com deficiência tenham acesso a textos originalmente produzidos a tinta. Além disso, permite também que pessoas que não conhecem o braille possam ter acesso a materiais produzidos originalmente neste formato.
Como funciona a tradução em braille?
A tradução em braille deve ser feita em conjunto: unindo um profissional de tradução e também uma pessoa cega que tenha domínio no Sistema braille.
Enquanto o profissional irá adaptar e traduzir os textos para o braille, a pessoa cega fica responsável pela revisão do conteúdo.
É importante lembrar que a tradução em braille deve sempre considerar a funcionalidade da diagramação, facilitando a localização de títulos, linhas e demais itens, e também promovendo maior velocidade de leitura por parte do usuário de Braille.
Por que fazer uma tradução em braille com a Aliança Traduções?
A Aliança Traduções está comprometida em fornecer soluções que garantam a comunicação acessível e inclusiva para todos.
Com a Tradução em Braille da Aliança Traduções, não importa o tipo de mensagem que deseja transmitir, nossa equipe especializada garantirá que suas comunicações sejam precisas, legíveis e de alta qualidade, transmitindo sua mensagem de maneira impactante.
Além de profissionais experientes, a Aliança Traduções conta também com sistemas linguísticos de alta tecnologia e segurança, atendendo empresas nacionais e internacionais com serviços de tradução, interpretação, transcrição, legendagem, entre outros.
Permita que a escrita em Braille abra as portas para novas oportunidades de negócios. Juntos, podemos criar um mundo mais inclusivo e equitativo. Entre em contato, conheça a nossa experiente equipe e faça um orçamento da tradução em braille.