10 dicas para melhorar os seus textos acadêmicos

10 dicas para melhorar os seus textos acadêmicos

Em algum momento de sua jornada acadêmica, um estudante provavelmente irá se deparar com a necessidade de escrever um texto acadêmico, seja um artigo científico a ser apresentado em um congresso ou a elaboração de um trabalho de conclusão de curso. Se o estudante decidir continuar sua vida acadêmica depois da graduação, outros muitos trabalhos acadêmicos aparecerão em seu caminho. Além disso, as habilidades adquiridas com a pesquisa e elaboração de um texto acadêmico serão úteis em outras áreas de sua vida.

Assim, aprender a escrever um bom texto é fundamental. Neste post, daremos algumas dicas que podem facilitar esse processo!

  1. Defina o seu problema, tema e abordagem.

Antes de tudo, é preciso definir o tema do seu trabalho. Busque um tema que genuinamente lhe interesse, lembre-se que você passará muitas horas debruçado sobre livros e artigos sobre esse assunto. Converse com seu orientador e com colegas, eles podem ajudar a identificar temas relevantes dentro da área de seu interesse. Seja específico, não seja muito generalista com o seu tema!

  1. Prepare um roteiro.

O seu roteiro não precisa ser definitivo e pode sofrer alterações e acréscimos, se necessário. Entretanto, ter um esqueleto definido para o seu trabalho pode lhe ajudar a controlar seu cronograma e organizar a sua pesquisa.

  1. Escreva todos os dias

É importante manter um ritmo de escrita. Quando a escrita se torna um hábito, o texto flui mais facilmente. Estabeleça pequenas metas diárias, isso irá lhe ajudar a manter a motivação.

  1. Revise e reescreva quantas vezes for necessário

Revise o seu trabalho com frequência, releia as páginas do dia anterior com olhos mais descansados. Revise o trabalho por completo algumas vezes  antes de pedir a opinião de um revisor externo. Reescreva tudo que não estiver claro, objetivo, direto e compreensível.

  1. Peça a opinião de outras pessoas

A visão crítica de uma parte externa pode ajudar a identificar problemas de clareza e coesão no seu texto. Além disso, um colega ou orientador pode sugerir a inclusão de uma informação nova ou a exclusão de um parágrafo desnecessário. Eles podem identificar erros que passaram despercebidos em sua revisão. Esteja aberto ao feedback, ele é uma parte importante do processo.

  1. Escreva e organize suas referências desde o início

Talvez a parte mais odiada de qualquer trabalho acadêmico seja lançar as referências bibliográficas. Não protele essa parte do processo! Faça conforme o andamento do trabalho. O Microsoft Word possui um recurso específico para isso, use-o!

  1. Evite clichês e frases prontas

Clichês não acrescentam nada ao seu trabalho e podem ser mal vistos pelo seu leitor.

  1. Organize a sua pesquisa

Li alguma coisa sobre isso, mas não lembro onde”. Todo acadêmico já colocou as mãos na cabeça e tentou lembrar em qual artigo (dos 500 salvos em sua pasta de favoritos) continha aquela informação que poderia concluir perfeitamente a ideia de um capítulo. Isso pode ser evitado com um pouco de organização. Salve tudo que for interessante nos favoritos do seu navegador, mas tente classificar a informação para facilitar buscas futuras. Marque páginas com notas adesivas e use o marcador em parágrafos interessantes nos livros. Crie um sistema no seu caderno ou computador!

  1. Siga as normas da ABNT

…Ou quaisquer outras normas aplicáveis ao seu trabalho. Mas faça isso desde o início, assim você evita o retrabalho e torna as suas revisões finais menos estressantes e cansativas.

  1. Tenha um back-up!

Essa dica não é relacionada à escrita, mas é uma das mais importantes que podemos lhe dar. Use um serviço de armazenamento na nuvem, sua própria caixa de e-mails e pendrives. Tenha vários back-ups, atualize seus back-ups com frequência (de preferência, diariamente). Pode parecer exagero, mas seu computador pode quebrar, pendrives podem ser perdidos, ter um sistema de contingência garante que seu trabalho continuará sendo realizado sem maiores interrupções.

Por fim, desejamos a você um bom trabalho!

Caso ainda precise de um revisor externo, a Aliança Traduções pode te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo e-mail atendimento@aliancatraducoes.com.br.

 

10 dicas para melhorar os seus textos acadêmicos

Próximo post
A miscigenação de idiomas no Brasil
Post anterior
Estudar no exterior: um sonho possível
Menu