Dia Nacional do Livro Didático

Dia Nacional do Livro Didático

Fundamental para o aprendizado e presente na vida de milhões de estudantes brasileiros, o livro didático está passando por sua maior transformação desde que foi trazido para o Brasil com a vinda da família real portuguesa.

No dia 27 de fevereiro comemoramos o Dia do Livro Didático e podemos usar esse dia para fazer algumas reflexões necessárias sobre o futuro dessa importante ferramenta de aprendizado.

Se antes os livros eram “herdados” de um irmão ou primo mais velho que os havia usado no ano anterior, hoje são republicados e reeditados todos os anos. Isto é um resultado direto da velocidade em que recebemos a informação. Grandes eventos e mudanças geopolíticas exigem que os professores tragam sempre conteúdo atualizado para as salas de aula e o modelo de livro didático clássico não consegue atender essa necessidade dos professores.

Muitas escolas já adotaram ou estão em processo de transição para tablets. A tecnologia é mais comum em escolas particulares, porém traz alguns benefícios óbvios.

O primeiro, como falamos, é a possibilidade de incluir conteúdo novo durante o ano com maior facilidade. Isto ajuda a manter os alunos engajados, uma vez que podem acompanhar assuntos atuais na sala de aula.

Outro benefício é a possibilidade de usar uma experiência multimídia. Se antes era necessário trazer equipamentos pesados como uma televisão ou um aparelho de data show para a sala de aula, hoje o professor pode pedir que os alunos cliquem em um vídeo e assistam cenas da segunda guerra mundial enquanto ele fala sobre o Dia D.

Também é importante que crianças e adolescentes se familiarizem com essa nova tecnologia, pois essa habilidade será útil na sua vida adulta.

Nos Estados Unidos, empresas como Google e Apple estão de olho nessa oportunidade de mercado. A Google, por exemplo, disponibiliza tablets a baixo custo e aplicativos educacionais gratuitos. Para essas empresas, é uma forma de ganhar fidelidade e atrair futuros clientes. Para os professores, é uma forma de manter seus alunos engajados em uma época em que é tão difícil manter sua atenção.

Além disso, o uso de tablets em vez de livros didáticos diminui a quantidade de papel utilizada e descartada todos os anos, é uma opção sustentável e o meio-ambiente agradece!

Certamente, este assunto será amplamente discutido nos próximos anos e devemos pensar em como tornar a tecnologia acessível a todos os estudantes, independentemente de sua classe social e localização geográfica.

Aliança Traduções, sempre conectada às novas tecnologias!

Próximo post
Mulheres na Tradução: Rachel de Queiroz
Post anterior
Be my valentine?
Menu