Falando russo: conheça um pouco do idioma do país-sede da Copa 2018!

Falando russo: conheça um pouco do idioma do país-sede da Copa 2018!

Falado em diversos países da Europa oriental, o russo é um idioma da família das línguas eslavas, assim como o polonês e o ucraniano. Além de ser falado no país-sede da Copa do Mundo 2018, o russo está presente ainda em nações como Bielorrússia, Cazaquistão, Azerbaijão, além de ser bastante usado em outros países que fizeram parte da antiga União Soviética, como a Letônia e a Estônia. Por ser escrito em alfabeto cirílico, muito diferente do alfabeto latino, o russo tem fama de ser uma língua difícil para pessoas que não estão acostumadas.

Entretanto, isso não impediu que o idioma se tornasse conhecido mundo a fora por sua riquíssima literatura. Alguns dos maiores autores do mundo escreveram suas obras em russo, como Fiódor Dostoiévski, Anton Tchekhov, Vladimir Maiakovski e Liev Tolstói.  E, por incrível que pareça, algumas palavras do idioma também vieram parar em dicionários brasileiros. É o caso de termos como vodca (literalmente em russo, “aguinha”, é a famosa bebida destilada), balalaica (um tipo de bandolim russo de três cordas), mujique (denominação dada ao camponês russo, antes do país adotar o regime socialista) e, claro, o estrogonofe (prato de origem russa, que ganhou uma versão abrasileirada).

Com data marcada para acabar no dia 15 de julho, a Copa do Mundo deu um novo destaque à maior nação do mundo. Aprender algumas palavras deste idioma tão rico pode ser divertido na hora de torcer! Abaixo, a Aliança Traduções selecionou algumas palavras básicas em russo, transcritas para a pronúncia em português. Confira:

Sim: Da

Não: Niet

Olá: Priviet

Obrigado: Spássiba

Árbitro: Sudiá

Brasil: Braziliya

Hexacampeão: Shestikratny tchempion

Partida: Mácth

Torcedor: Fanat

Gol: Gol (exatamente como em português!)

AUTOR

Categoria: Notícias
Próximo post
Falsos cognatos: você sabe o que são?
Post anterior
Revisão: a importância de um texto bem escrito
Menu