Países exigem certificado internacional de vacinação

Países exigem certificado internacional de vacinação

Este post foi inicialmente escrito em Janeiro de 2018 e atualizado em 14 de junhoara melhor refletir novas informações sobre o assunto como resultado da pandemia do novo coronavírus em 2020.

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação do seu portador contra doenças.  Alguns países exigem esse documento para a entrada de qualquer pessoa em seu território.

Como emitir o CIVP

Desde 2019, o governo brasileiro emite o documento de forma digitalizada, facilitando a sua emissão com menor tempo e sem precisar fazer com que o solicitante se desloque até algum posto de atendimento.

O documento é emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e comprova a vacinação contra doenças, entre elas a febre amarela, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. Atualmente, cerca de 135 países exigem o documento. Você pode conferir uma lista atualizada dos países que exigem a comprovação de vacinação contra a febre amarela no site da ANVISA.

Com emissão gratuita, o CIVP é feito no Portal do Governo Brasileiro (link: Portal do Governo Brasileiro).

Etapas da emissão do certificado internacional de vacinação e profilaxia

  • Tomar a dose integral da vacina em qualquer posto de saúde público (SUS) ou clínica privada
  • Guardar o comprovante de vacinação
  • Separe a documentação: Documento de Identidade (RG, CNH ou Passaporte) e Comprovante de Vacinação
  • Solicitar o certificado – Preencher o cadastro no portal do governo brasileiro (Link)
  • Aguardar por até 10 dias úteis
  • Receber seu certificado por e-mail e imprimi-lo
  • Assinar seu certificado

Vale ressaltar que os certificados são emitidos com assinatura eletrônica do servidor da Anvisa, não sendo necessário comparecer em uma unidade física.

Documentos necessários

  • Documento de identificação como RG, Carteira de Habilitação ou Passaporte.
  • Comprovantes de vacinação com registro contendo nome completo, nome da vacina, data da vacinação, fabricante, lote da vacina e nome e assinatura do vacinador.

A certidão de nascimento é aceita apenas para menores de 18 anos e a população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.

Certificado internacional de vacinação contra COVID-19

A pandemia de COVID-19 que eclodiu no início de 2020 afetou todo o mundo de forma drástica. Um dos setores mais afetados pelo vírus foi o turismo. Desde o início da pandemia, viagens e planos foram cancelados ou adiados.

Com o início da vacinação em 2021, vários países começaram a discutir formas de retomar uma vida “normal”, e principalmente as viagens a trabalho e a lazer e realização de grandes eventos, sem correr o risco de uma nova onda da doença ou de espalhar novas variantes.

Uma das alternativas mais discutidas é a criação de um certificado internacional de vacinação contra COVID-19 ou um passaporte de saúde, que permitiriam que seu portador comprovasse a imunização contra a doença e tornaria as viagens mais seguras.

A União Europeia já discute opções que permitam que turistas completamente imunizados viajem dentro do bloco apresentando um certificado ou passaporte de vacinação no segundo semestre de 2021. Enquanto isso, cada estado-membro aplica suas próprias regras. É necessário se informar antes de viajar. (Informe-se aqui)

Entretanto, vale ressaltar que um certificado internacional de vacinação específico para COVID-19 ainda não foi implementado no Brasil.

Por conta da velocidade em que essas informações são atualizadas, antes de viajar, confira quais são as exigências do governo brasileiro e do governo do seu destino. Especialmente, no que se refere a testes de COVID-19 e restrições de viagem. A sua companhia aérea pode ajudar com recomendações para uma viagem mais tranquila e segura.

Se você já recebeu as duas doses da vacina contra a COVID-19, verifique se o seu destino aceita a tradução juramentada da sua carteira de vacinação. A Aliança Traduções presta o serviço de tradução juramentada de documentos pessoais como certidão de nascimento, RG e caderneta de vacinação.

Países exigem certificado internacional de vacinação

AUTOR

Categoria: Notícias
Próximo post
Como a tecnologia pode ajudar no agronegócio
Post anterior
O que significa convalidação de estudos?
Menu