C-Face: a máscara que traduz e transcreve o que você fala

C-Face: a máscara que traduz e transcreve o que você fala

Já imaginou utilizar uma máscara que traduz e transcreve o que você fala? Pois essa inovação tecnológica já é realidade no Japão.

A C-FACE Smart Mask foi desenvolvida por engenheiros da Donut Robotics, uma startup japonesa. Esses profissionais estavam em busca de uma boa ideia para manter a empresa ativa no período da pandemia, e veio das máscaras de proteção a solução que precisavam.

A chamada máscara inteligente funciona conectada à Internet e é capaz de enviar mensagens e traduzir a língua japonesa para outros oito idiomas, sendo eles:

  • Inglês;
  • Francês;
  • Indonésio;
  • Espanhol;
  • Chinês;
  • Coreano;
  • Tailandês;

Conheça mais sobre a C-Mask e entenda como essa máscara poderá transformar a forma como cidadãos de diversos países se comunicam, enquanto protegem a sua saúde.

Como funciona a máscara que traduz e transcreve?

A C-Mask funciona de maneira simples: uma “máscara c” de plástico branca é utilizada sobre uma máscara médica padrão que se conecta a um aplicativo (smartphone ou tablet) via bluetooth e converte a fala do usuário em mensagens de texto, além de fazer chamadas no idioma indicado.

Outro benefício da máscara é que ela permite que os usuários façam chamadas pelo celular sem precisar levar o aparelho perto do rosto. Isso é possível pois a C-Mask possui um microfone que permite ao usuário falar ao telefone mantendo o objeto a certa distância.

C-Face: a máscara que traduz e transcreve o que você fala    C-Face: a máscara que traduz e transcreve o que você fala

 

 

 

 

A C-Mask também possui um alto-falante, que capta a voz do usuário e amplifica, permitindo assim que haja uma compreensão maior daquilo que foi dito.

A tecnologia utilizada na máscara foi baseada em estudos que a Donut Robotics estava realizando para o desenvolvimento de guias e robôs tradutores para o Aeroporto de Haneda, em Tóquio.

Mas com a chegada da pandemia e a incerteza quanto às viagens aéreas no mundo todo, a tecnologia foi adaptada ao objeto.

A empresa explica que a C-Mask é uma redefinição da máscara tradicional, que protege a saúde dos usuários e facilita sua comunicação com o auxílio da tecnologia.

A C-Mask é um produto que foi desenvolvido para ser utilizado durante a pandemia. No entanto, terá uma grande utilidade para auxiliar turistas ou mesmo o dia a dia de muitos profissionais no pós-pandemia.

Quando teremos a C-Face Smart Mask?

Como já citamos no início do artigo, a máscara que traduz e transcreve o que o usuário fala já está disponível no Japão por um valor médio de US$ 40 cada.

De acordo com o fabricante, a China, alguns países da Europa e os Estados Unidos receberão a C-Mask em um futuro próximo.

A Donut Robotics já recebeu um financiamento e pretende desenvolver ainda mais as máscaras. Os novos modelos devem incluir outros idiomas e, possivelmente, com componentes de realidade aumentada ou realidade virtual. Dessa forma, o objeto seria capaz de também traduzir imagens, e não apenas conversas.

E o que fazer enquanto não temos acesso a C-Mask?

Com o financiamento para a produção de novas máscaras é possível que a C-Mask seja comercializada em diversos locais do mundo em breve.

Mas, enquanto não temos disponível uma máscara que traduz e transcreve, o mais seguro é contar com profissionais capacitados para realizar esse tipo de atividade. Só assim é possível evitar erros e inconsistências que podem prejudicar o seu objetivo.

E para auxiliar você em atividades relacionadas a traduções, interpretação, entre outros, conte com a Aliança Traduções. Fale conosco pelo WhatsApp

AUTOR

Próximo post
Quanto custa uma tradução errada?
Post anterior
O passo-a-passo de uma tradução de documento
Menu