O ChatGPT, desenvolvido pela Open AI, revolucionou o meio tecnológico, reunindo amplas informações de inúmeras áreas do conhecimento, acessíveis através de uma conversa com o chatbot. Essa inteligência artificial tem inúmeras utilidades, e pode facilitar muito a vida do profissional de marketing.
O ChatGPT vai roubar meu emprego?
Não, o ChatGPT não vai roubar seu emprego. Ser um bom profissional de qualquer área significa estar atento ao surgimento de novas tecnologias e suas aplicações, e se adaptar às constantes mudanças. Na área de marketing, especificamente, profissionais ao redor do globo vêm inserindo essa nova tecnologia em suas rotinas de trabalho. Quem não se atualizar, vai acabar ficando para trás!
As inteligências artificiais combinam conhecimentos humanos e automatizam tarefas repetitivas, sem substituir completamente a função de um profissional especializado. Por isso, o ChatGPT pode te ajudar a trabalhar com qualidade e maior rapidez, otimizando seu tempo e melhorando sua produtividade.
Apesar de ter o inglês como idioma primordial, o ChatGPT opera em múltiplos idiomas e realiza até mesmo traduções entre idiomas, podendo ajudar na criação de conteúdo multilíngue, adaptação de mensagens para diferentes mercados e até mesmo na tradução de campanhas de marketing. Dessa forma, os profissionais de marketing podem expandir seu alcance e estabelecer conexões mais profundas com seu público-alvo global.
Ressaltamos, entretanto, a importância de manter a intervenção humana no processo a fim de validar os resultados produzidos pelo ChatGPT e evitar ruídos na comunicação, violações de obrigações de confidencialidade e desinformação. Já falamos sobre alguns dos riscos e benefícios dessa ferramenta em outro post desse blog. Confira: ChatGPT para advogados: Riscos e benefícios.
Como posso usar o ChatGPT em marketing?
Para usar o ChatGPT, basta acessar este link e entrar na sua conta. Caso seja o primeiro acesso, é necessário fazer um cadastro, ou usar sua conta do Google, Microsoft ou Apple para fazer o login.
O ChatGPT pode gerar conteúdos como newsletters, postagens para redes sociais e artigos para blogs. Além disso, ele também pode ser utilizado para atividades de geração de leads, como anúncios direcionados e ofertas personalizadas. Assim, as empresas podem se manter atualizadas e capturar mais leads, melhorando suas estratégias de engajamento do cliente de forma eficaz.
A seguir, há algumas sugestões de pedidos que você pode fazer para o ChatGPT, para desenvolver conteúdos de marketing digital:
- “Gere uma lista de palavras-chave para uma campanha de otimização de SEO, incluindo palavras-chave de alto desempenho”
- “Desenvolva uma campanha de e-mail marketing personalizada para determinado segmento, baseada em seus interesses e histórico de compras”
- “Crie uma mensagem de boas-vindas personalizada para novos seguidores no Instagram”
- “Crie um CTA [call-to-action] atraente para um novo aplicativo de celular”
- “Escreva a descrição de um novo produto de uma linha de produtos já existente”
Quanto maior a quantidade de dados que você fornecer à plataforma, melhor será o resultado gerado na resposta do chat. Por isso, capriche e insira todas as informações que você tiver à mão!
Atente-se às particularidades da plataforma para não correr riscos
Embora usuários do ChatGPT Plus (versão paga) tenham acesso a uma versão conectada à internet, a ferramenta disponível gratuitamente não está conectado à Internet e possui conhecimento limitado a respeito de fatos posteriores a 2021. Por isso, é tão importante verificar as informações geradas por ele e fazer uma edição do que é relevante para você. Ler, adaptar, reescrever trechos é fundamental para garantir que seu texto consiga fazer com que a mensagem que se deseja transmitir chegue ao público-alvo da maneira correta.
Além disso, para garantir sua segurança e privacidade de dados, lembre-se de não compartilhar dados sensíveis. Algumas empresas até mesmo proíbem seus funcionários de usarem a plataforma no trabalho devido ao receio de vazamento de informações sigilosas.