Nos últimos anos, estudar no Canadá se tornou o sonho de muitos brasileiros. E não é por menos!
O país oferece uma das melhores qualidades de vida do mundo e é conhecido por receber bem os estrangeiros, ser multicultural e ainda ter o dólar mais barato que o Americano.
Além disso, o Canadá é um país bilíngue, que tem o inglês e o francês como línguas oficiais, o que amplia ainda mais as oportunidades de estudo.
E se você deseja dar seguimento aos seus estudos – seja um curso livre ou mesmo uma graduação superior – ou comprovar os seus conhecimentos fora do seu país de origem, o Canadá é uma excelente opção. (leia: Estudar no exterior: um sonho possível)
Neste artigo, conheça mais sobre o que é preciso fazer para estudar no Canadá e os principais benefícios de escolher o país para dar continuidade a sua educação.
Por que estudar no Canadá?
Além da qualidade de vida, da pluralidade cultural e do preço do dólar, existem diversos motivos que levam vários brasileiros a buscarem por um curso de inglês ou francês no Canadá. Entre eles estão:
- O Canadá oferece cursos de imersão tanto em inglês quanto em francês;
- Um curso de inglês no Canadá é cerca de 30% mais barato do que nos Estados Unidos;
- Interessados em fazer uma graduação, pós, doutorado ou pós-graduação podem se inscrever para conseguir uma bolsa de estudo oferecida pelo governo canadense;
- Os pré-requisitos para admissão nas universidades são flexíveis. É exigido um nível de inglês avançado, comprovado pelos certificados TOEFL ou IELTS, mas o candidato que não tem a certificação pode cursar um programa de ensino oferecido pelas universidades, o Pathway;
- Alunos matriculados em algum curso superior no Canadá possuem permissão para trabalhar legalmente;
- Mesmo com um custo de vida elevado, os salários oferecidos são bastante atrativos;
- O Canadá é um dos 10 melhores países para imigrantes.
Como fazer para estudar no Canadá?
Agora que você já conhece os principais atrativos para morar no Canadá, é hora de saber como se preparar para prosseguir com seus estudos no país.
Quem deseja ingressar em curso superior no país precisa, obrigatoriamente, ter concluído os ensinos fundamental e médio. Com isso, o estudante pode escolher entre continuar seus estudos em uma faculdade, universidade, faculdade particular de carreira ou escolas técnicas e vocacionais.
De forma geral, para admissão em um desses cursos, são exigidos:
- Prova de proficiência na língua inglesa ou na língua francesa;
- Teste de seleção padronizado;
- Portfólio ou experiência de trabalho em determinadas áreas de estudo.
Diferente dos Estados Unidos e do Reino Unido, o Canadá não possui um serviço centralizado de inscrição universitária, por isso, os interessados devem acessar o site das Universidades de interesse, conferir os requisitos, os prazos e demais detalhes para concluir a inscrição.
Como você pode perceber, estudar no Canadá é um processo muito mais simples e repleto de benefícios do que você imagina. E se comparado a outros países, ainda mais atrativo!
Por isso, se você deseja estudar no Canadá, prepare-se para os principais exames e se informe sobre as diversas opções de cursos e oportunidades que esse país oferece.