Inteligência artificial na indústria linguística

Inteligência artificial na indústria linguística

Ainda estamos nos primeiros meses de 2023, mas esse já parece ser um ano de virada para o desenvolvimento da inteligência artificial. O lançamento de novas ferramentas como o ChatGPT reacendeu o debate sobre as possibilidades dessa tecnologia, suas limitações, questões éticas e segurança de dados.

MAS o que é uma inteligência artificial?

O conceito de inteligência artificial é bastante amplo e complexo, mas podemos considerar que uma inteligência artificial deve ser capaz de aplicar regras lógicas em um conjunto de dados para chegar a uma conclusão, aprender com seus erros e acertos, reconhecer padrões e conseguir aplicar o raciocínio em situações do cotidiano (inferência).

Com instruções claras, o programa já é capaz de executar tarefas complexas, como criar planilhas, resumir um texto, redigir um texto sobre um tema específico, produzir uma imagem a partir de uma referência, entre outras coisas. As possibilidades são muitas e isso deve revolucionar o modo como algumas profissões são exercidas, criar novas oportunidades e aumentar a produtividade.

Quais são os perigos de uma inteligência artificial?

Como toda tecnologia nas fases iniciais de desenvolvimento, a inteligência artificial inspira cuidados e atenção. A máquina ainda não é capaz de distinguir fato de ficção. Em alguns experimentos, a máquina inventou referências bibliográficas de artigos e autores que não existem. Em outro, um usuário foi capaz de convencer a máquina de que 2 + 2 = 5.

Outra questão controversa está relacionada com a ética do uso da IA. Ao reproduzir um desenho, a IA utiliza inúmeros outros trabalhos como base e referência para o seu resultado, sem dar os devidos créditos a um trabalho autoral e sem recompensar o artista original.

Além disso, a segurança dos dados e a confidencialidade são questões cruciais para quem pensa em começar a usar essa tecnologia. Os dados alimentados em uma ferramenta de IA gratuita serão utilizados para o desenvolvimento contínuo e treinamento desse sistema. Isso significa que os seus dados serão armazenados e usados por um terceiro. Por isso, atente-se aos termos e condições de uso de todas essas ferramentas.

Como a inteligência artificial é usada na indústria linguística?

A IA já está presente na indústria linguística há alguns anos. Com o advento da Neural Machine Translation (NMT), percebemos uma grande evolução nos resultados entregues pela tradução automática ou tradução de máquina em comparação com modelos anteriores de tradução de máquina (como o Rule-Based Machine Translation e o Statistical Machine Translation).

A Neural Machine Translation é capaz de avaliar o contexto em que uma palavra ou termo está inserido para buscar a tradução mais adequada. Assim, “banco” pode ser traduzido como “bench” ou “bank” e o contexto em que a palavra está inserida fará com que a NMT escolha uma ou outra tradução.

A tecnologia não é, entretanto, infalível.

Textos complexos com frases longas, palavras novas ou pouco usuais, palavras fora de contexto e textos mal escritos podem confundir a máquina.

Nesse momento, o tradutor profissional é essencial para garantir a qualidade do texto traduzido.

O tradutor será responsável por garantir a coesão e coerência do texto, padronização de termos e poderá corrigir quaisquer erros de entendimento cometidos pela máquina.

Afinal, um erro “simples” pode causar prejuízos financeiros e reputacionais enormes. Leia mais sobre casos famosos nos nossos posts “Quanto custa uma vírgula?”, “Erros de tradução que poderiam ser evitados” e “Erros de tradução podem levar a prisão”.

A Aliança Traduções já oferece aos seus clientes o serviço de Post-Editing (ou Pós-Edição) que consiste no uso de uma NMT bem treinada e que protege a confidencialidade dos seus dados (diferentemente de ferramentas gratuitas disponíveis na internet) e revisão por um tradutor profissional qualificado e experiente.

Nesse serviço, conseguimos oferecer uma tradução de qualidade em prazos mais competitivos, mantendo a interferência humana que é tão valiosa para garantir a eficácia do texto produzido.

Entenda mais sobre como esse serviço é prestado e as recomendações de uso aqui.

O assunto da inteligência artificial e seus reflexos na economia certamente estará entre os principais assuntos debatidos nos próximos meses. Seus impactos já estão sendo percebidos e estudados, mas só teremos uma verdadeira dimensão daqui a alguns anos. Por isso, a importância de se manter atualizado sobre as inovações do mercado e como usá-las para aumentar a produtividade e qualidade do serviço entregue aos nossos clientes.

Próximo post
Como a transcriação pode ajudar na internacionalização de marca
Post anterior
Empresa Líder no Brasil em serviços de tradução jurídica
Menu